segunda-feira, 19 de abril de 2010

Em 2012, celulares esgotarão capacidade de banda



Conforme levantamento da TIM, em 2012, na grande São Paulo, haverá mais demanda por serviço de banda larga do que a capacidade das operadoras, se elas continuarem com a atual quantidade de espectro disponível.
As operadoras de telefonia celular aumentaram o tom da reivindicação por mais faixas de frequência, durante o Fórum promovido pela Acel, em especial a de 2,5 GHz (que hoje está destinada para o MMDS).
“Em três, anos, a continuar o crescimento da demanda, haverá 8 milhões de usuários querendo contratar banda larga na grande São Paulo, e as empresas só poderão atender a metade disso, por absoluta falta de espectro”, afirmou Mario Cascão, diretor da TIM.
Segundo José Augusto Oliveira Neto, vice-presidente de redes da Vivo, o Brasil tem hoje o mesmo número de clientes por MHz do que os EUA, que têm muito mais problemas na ocupação do espectro, porque aqui os celulares contam com menos frequência do que a maioria das empresas do mundo. E engrossou o coro: “É fundamental que a Anatel disponibilize mais espectro. A Vivo vai querer mais banda”.
Ricardo Tavares, diretor do GSM Association, ponderando sobre a possibilidade da Anatel não destinar um pedaço da faixa de 2,5 GHz para a telefonia móvel, profetizou: “Se a Anatel e o governo não emitirem sinais concretos para os investidores, haverá uma crise de confiança no futuro do Brasil”.
Fonte: Brasil Acadêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário