quinta-feira, 8 de abril de 2010

Checklist do Marketing

Planejar e executar um plano de marketing de sucesso não é uma tarefa fácil, para entender as necessidades do cliente, a demanda da empresa e qual a melhor forma de ação, é preciso fazer as algumas perguntas, e as respostas estão nas pesquisas e conhecimento do mercado, o segredo está em tratar com particularidade os clientes, e conhecer os concorrentes.


 As perguntas mais frequentes são:


1-Como identificar e escolher os segmentos de mercado correto?
2-Como diferenciar nossas ofertas?
3-Como responder a clientes que compram com base em preço?
4-Até que ponto podemos customizar nossa oferta para cada cliente?
5-Como competir com concorrentes que têm preço e custo mais baixos?
6-Como cultivar nosso negócio?
7-Como construir marcas mais sólidas?
8-Como reduzir o custo de aquisição de clientes?
9-Como manter a fidelidade de nossos clientes por mais tempow
10-Como saber quais clientes são mais importantes?
11-Como mensurar o retorno da propaganda, da promoção de vendas e das atividades de relações públicas?
12-Como aumentar a produtividade da força de vendas?
13-Como estabelecer múltiplos canais e gerenciar o conflito de canais?
14-Como fazer com que outros departamentos da empresa sejam mais orientados para o cliente?
Fonte: A Bíblia do Marketing / Philip Kotler e Kevin Lane Keller 



Um comentário: