Breve História


Propaganda; [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’. ] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).


Publicidade;. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; "a publicidade dum escândalo". 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos;



A Publicidade como conhecemos hoje, organizada como indústria, com agência de propaganda e publicitários,teve início em 1871, com a fundação da primeira agência americana: a JWThompson.
Até por volta da metade do século passado,a publicidade permaneceu óbvia, ingênua, com textos que se limitam a elogiar o produto.
Mas tudo começou a mudar em 1947, com o surgimento da Doyle Dane Bernabach, agência com sede em Nova York, comandada pelo criativo Bill Bernbach,a DDB revolucionou o jeito de fazer publicidade no mundo. Onde antes havia anúncio-catálogo, entrou a inteligência. A propaganda ingênua foi substituída pela provocativa.Em vez do anúncio sério, veio o irreverente. No lugar do racional entrou o emocional. Bernbach inventou a dupla criação, colocando redator e diretor de arte para trabalhar juntos, introduziu também o conceito de agência compacta e ágil. Foi ainda a primeira agência a encarar a propaganda como um négocio criativo.
Suas criações antológicas marcaram época.Só para citar algumas: O lançamento do Fusca nos Estados Unidos (ver imagem), os anúncios da Avis enfrentando a poderosa Hertz, as peças para a alemã Lufhtansa. Você pode conhecer melhor o genial trabalho da DDB no livro BillBernachs Book. A history ofthe advertising that changed the history of advertising.




2003. 2º ediçãoEditora Campos: Rio 
Lançamento Fusca nos Estados Unidos;
Ousadia no país em que grande é sinônimo de bom.

Fonte: DOMINGOS, Carlos.Criação Sem Pistolão.



















Para sobreviver à incomparável DDB, as gigantescas e lentas multinacionais precisaram se adaptar. Nos anos seguintes,o modelo foi copiado pelas agências americanas e depois espalhou se pelo mundo.Bill Bernbach simplesmente criou a criação como conhecemos hoje.Tudo o que se acha moderno hoje, ele já fazia nos anos 60. Publicidade comparativa, anúncios visuais e até peças interativas.Propaganda interativa: "Coloque sua mão sobre a parte cinza e veja o quão jovem eu pareço"
Fonte: DOMINGOS, Carlos.Criação Sem Pistolão. 2003. 2º ediçãoEditora Campos: Rio de Janeiro.

Fundada em 1980 por Júlio Ribeiro, a Talent introduziu no mercado o marketing de resultados e deu maior eficiência ao nosso negócio. Entre as campanhas da agência que marcaram os anos 80, destaco a do Fernandinho para US Top. Veja roteiro do comercial:

Título: QUE NOVIDADE É ESTA?
Sala de reunião. Todos em volta da mesa usam camisas brancas. Menos o Fernandinho, que senta longe do chefe. O patrão pergunta, ameaçador:
- Que novidade é essa, Sr.Fernando?-É...é da coleção US TOP ...Muito bonita...
Corta para reunião.Todos estão usando a camisa que o chefe elogiou.Menos o Fernadinho,que exibe um novo modelo. O chefe repara:

- Modelo novo, Fernando?
-Sim, senhor...
-Gostei...

Mais uma reunião. As pessoas usam a segunda camisa elogiada, menos o Fernandinho, que veste uma camisa igual à do chefe e agora senta ao dele.
O chefe elogia:
- Bonita camisa Fernandinho...

Os puxa-sacos respodem em coro:
- A do senhor também é linda
Loc. Off: Camisa Us Top. O mundo trata melhor quem se veste bem.

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