segunda-feira, 26 de julho de 2010

Diário de S.Paulo anuncia "novo jeito" de fazer jornalismo


O jornal Diário de S.Paulo estreou no último domingo (25) sua reforma gráfica e de conteúdo. O impresso passou a circular em um novo formato, conhecido como "berliner" – uma espécie de tabloide alongado - e promete fazer "jornalismo impresso de um novo jeito". A informação é do Portal Imprensa.

O "novo jeito" de se fazer jornalismo a que o Diário se refere trata-se de uma promessa de revolução em que o jornal passa a atuar sob o conceito "pós-noticioso", com mais análise sobre os fatos ocorridos. A razão para as mudanças está ligada ao imediatismo com que os fatos são noticiados atualmente através da internet e fica evidenciada na campanha publicitária do jornal: "A gente não sabe como vai ser o futuro. Por isso, fizemos o jornal ideal para o presente."
A campanha contrapõe o slogan da Folha de S.Paulo, que diz ser o "jornal do futuro". Apesar da provocação, as propostas das duas publicações não se diferem tanto, já que a Folha, quando fez sua reforma, prometia "desenho novo e uma participação maior do leitor na internet" e mais espaço para opinião, com mais análises.

Com sua renovação, o Diário diz que deixa de seguir "a cartilha que regeu os jornais no século passado" e que a "simplicidade pautou" sua modificação.

Agora a publicação sai com letras maiores, mais imagens e gráficos, e textos enxugados. Isso porque o Diário entendeu que as pessoas precisam de uma leitura rápida, visto que o leitor já deve saber do que se trata.

Os cadernos também perderam as capas. Todas as editorias são identificadas por nomes (dia a dia, viva, esportes e mais ), com cores que ajudarão o leitor a identificar os temas nas 80 páginas da publicação. Aos domingos o jornal traz também o caderno especial Guia da Saúde, a revista Diário Dez e os classificados.

A mudança na internet foi diferente. As notícias tratadas no impresso serão amplificadas de acordo com a necessidade. E o leitor terá mais espaço, com a possibilidade de enviar seu próprio material – como vídeos, textos e fotos.
As informações são de Eduardo Neco 
Fonte:Redação Adnews

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