segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ações de Guerrilha interessantíssimas


Especial ações de guerrilha
FOTO: Adnews
O novo filme do Bond, James, Bond, o "Operação Skyfall" estreia nesta sexta-feira, 26, em todo país. Para promover o novo filme, a Coca-Cola criou uma ação chamada "Unlock the 007 in you. You have 70 seconds!" (algo como "Liberte o 007 dentro de você. Você tem 70 segundos"). A agência responsável pelo mais novo viral da Internet é a Duval Guillaume Modem, a mesma que criou a ação da TNT - o segundo comercial viral mais compartilhado de todos os tempos (só perde para o "The Force da VW). 
 
Ações de guerrilha são tema desta 6ªa de ideias. Algumas abordam temas mais "sérios", enquanto outros são mais descontraídos, como é o caso do "Pegadinha no cinema", que chegou a ganhar vários prêmios.
 
Confira as seis ações que separamos e os comentários do Paulo André Bione, coordenador dos cursos de criação da Miami Ad School e ESPM:
 
Unlock the 007 in you. You have 70 seconds!
 
 
As ações de guerrilha estão cada vez mais populares e abre um leque enorme de opções para ideias não tradicionais. Eu destaco dois pontos importantes nesse tipo de estratégia criativa: a possibilidade do consumidor interagir mais, de participar ao vivo, e o buzz que isso gera depois na internet, nas redes sociais. Por isso é importante casar uma boa sacada com uma execução perfeita. É essencial também registrar essa ideia em formato de filme. O sucesso na internet depende da qualidade de como a ação foi registrada. Essa ação da Coca, enquanto ideia, é boa, mas não genial. Já vimos melhores coisas com uso de vending machines.  Desperte o 007 que existe em você é um conceito que funciona bem. A produção é melhor que a ideia.
 
 
Você Merece Sempre Mais
 
 
Um recurso possível em uma ação de cinema é misturar o que passa na tela com alguma intervenção ao vivo. No caso o ator do comercial, ele aparece de surpresa para a plateia. 
 
 
Essa vaga não é sua nem por um minuto!  
 
 
O assunto é ótimo. Mas eu acho que a ideia poderia ter sido mais bem explorada. Com mais nuances, reações, lugares diferentes.
 
 
The Waiting Time Experiment 
 
 
É uma ação muito forte; pode até não ser considerada brilhante. Mas é uma ideia que causa impacto, que tira as pessoas da zona de conforto, incomoda. E era esse o objetivo. Dependendo do assunto, chocar pode ser um ótimo recurso.
 
 
Pegadinha no Cinema - Motoqueiros + Cerveja
 
 
Essa ação ganhou vários prêmios, inclusive Cannes. Na categoria ideias para cinema, é uma das melhores dos últimos tempos. As cervejas vêm fazendo ótimas ações de cinema; e como essa foi filmada ajuda muito. Você assiste, entende, ri e viraliza.
 
 
So Real it's Scary
 
 
A ideia é ótima, passa bem o conceito: "é assustador de tão real" − a imagem dos monitores. Elevadores assim como vending machines e cinemas são ótimos espaços para ideias. No elevador é óbvio filmar usando a própria câmera de segurança, mas o efeito "câmera escondida" sempre provoca mais veracidade para qualquer ação.

Fonte: Adnews

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