terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Marca "Rio 2016" gera polêmica na internet


A Praia de Copacabana foi o palco para o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na sexta-feira, dia 31 de dezembro. A maior comemoração popular da passagem de ano do planeta reuniu cerca de dois milhões de pessoas.
"A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016, destacando que a marca foi concebida como uma escultura, permitindo sua aplicação também em três dimensões.
A criação coube à agência de design carioca Tátil, selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências. A marca foi apresentada ao público em quatro telões na areia de Copacabana: um LED gigante de 154m² e três infláveis, posicionados ao longo da orla.
Mas houve quem desconfiasse que a marca tenha sido copiada. Pouco tempo depois do lançamento, surgiram na internet – principalmente pelo Twitter – indícios de plágio sobre o a logomarca da Telluride Foundation, instituição filantrópica norte-americana.
Outras pessoas consideraram a imagem das Olimpíadas muito parecida com o quadro "A Dança", de Henri Matisse. O idealizador do desenho, Fred Gelli, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que tanto o Comitê Organizador Rio 2016 quanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) se precaveram para evitar essa situação: "O Comitê Rio-2016 e o COI realizaram extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca da Rio 2016. E avaliaram que as marcas encontradas não apresentavam conflito com a dos Jogos".
Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro
Fonte: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário