quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pela 11ª vez, Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo


O Interbrand divulgou na última quarta-feira (15) seu ranking anual com as 100 “Melhores Marcas Mundiais”. No topo há 11 anos (desde que começou o levantamento), a Coca-Cola foi avaliada em US$ 70,4 bilhões. E na sequência aparecem três empresas de tecnologia: IBM, Microsoft e Google – cujos valores de marca valem, respectivamente, US$ 64,7 bi, US$ 60,8 bi e US$ 43,5 bi.
O top 10 mistura mais empresas de tecnologia aos setores alimentício e de mídia. Depois do Google vem a GE (US$ 42,8 bi), seguida por McDonald’s (US$ 33,7 bi), Intel (US$ 32 bi), Nokia (US$ 29,4 bi), Disney (US$ 28,7 bi) e, por último, a HP, avaliada em US$ 26,8 bilhões.
Nenhuma empresa brasileira figura na lista, que também informa o quanto ganhou ou perdeu cada marca. Quem teve o salto mais alto entre 2009 e 2010 foi justamente uma empresa de tecnologia, a Apple, com crescimento de 37%. Steve Jobs foi seguido de perto pelo Google, que subiu 36%, e pela BlackBerry, com alta de 32%.
No quesito crescimento, o setor que destacou foi a internet, com três empresas no top 10 – além do Google entraram Amazon (23%) e Ebay (15%). Já a outra extremidade mostra a Harley Davidson como a que mais perdeu no último ano, a empresa teve decréscimo de 24% entre 2009 e 2010. Mas marcas que constam no topo em questão de valor de marca também aparecem entre as 10 que mais perderam, como Nokia (-15%) e GE (-10%).
As dez marcas mais valiosas: As que mais ganharam: 
Coca-Cola: US$ 70,4 bilhões Apple37%
IBM: US$ 64,7 bilhões Google36%
Microsoft: US$ 60,8 bilhões BlackBerry32%
Google: US$ 43,5 bilhões J.P. Morgan29%
GE: US$ 42,8 bilhões Allianz28%
McDonald´s: US$ 33,5 bilhões   
Intel: US$ 32 bilhões As que mais perderam: 
Nokia: US$ 29,4 bilhões Harley Davidson-24%
Disney: US$ 28,7 bilhões Toyota-16%
HP: US$ 26,8 bilhões Nokia-15%
  Dell-14%
  Citi-13%
Fonte: Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário